HMIJS passa por visita técnica para implantar ambulatório para população trans

A secretaria estadual da Saúde, por intermédio da assessora técnica da área de saúde LGBT, Fabiana Brandão, realizou ontem (26) à tarde uma visita técnica ao Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade do estado que trabalha pela implantação do ambulatório para atendimento especializado à comunidade trans do sul da Bahia. Diretamente ligada à Diretoria de Gestão do Cuidado à Saúde e à Coordenação da Promoção de Equidade em Saúde da Sesab, Fabiana disse que objetivo da visita foi conhecer as condições propostas pela direção da unidade, para debater e construir juntos o formato de um novo e inédito serviço na região. “Não é uma fiscalização. É conhecer mais de perto a intenção e trabalhar juntos para que o projeto aconteça” ressaltou.

A representante da Sesab lembra que, a partir do interesse exposto meses atrás pela direção do Hospital Materno-Infantil em incluir o ambulatório trans em seu leque de serviços à população sulbahiana, os diretores Domilene Borges (Geral) e Samuel Branco (Médico) visitaram a Maternidade Climério Oliveira, em Salvador, considerada referência nesse modelo de atendimento, onde são realizados partos de homens trans. 

Política Nacional

Domilene destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem em uma das suas diretrizes a consolidação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Há meses, a direção do Hospital Materno-Infantil vem dialogando com representantes da comunidade LGBTIAPN+. O movimento se fortaleceu em julho, durante o encerramento das comemorações do Orgulho LGBTIAPN+ no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio. Colaboradores do hospital promoveram um abraço coletivo em representantes do movimento, como sendo uma forma de acolhimento.

Fabiana Brandão explicou que, além de Salvador, já há outros projetos em funcionamento e em implantação no interior estado, a exemplo de Camaçari, Juazeiro (estes dois em funcionamento) e Feira de Santana e Lauro de Freitas (com projetos já encaminhados). Aqui no sul da Bahia existe, em Itajuípe, um serviço de acolhimento com encaminhamento para endócrinos em Itabuna. Com a implantação do ambulatório no HMIJS, será possível ampliar mais essa política pública de saúde na região.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio é a primeira maternidade 100 por cento SUS da região. Completa 2 anos em dezembro. Já ultrapassou a casa dos 5.500 partos. A unidade construída pelo Governo da Bahia, é administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família. Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal.